quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Ensino de África

Oi caros amigos, nas minhas pesquisas encontrei o plano nacional de implementação das diretrizes curriculares nacionais para  a educação das relacões étnico- raciais e para o ensino de história e cultura afrobrasileira e africana. Este plano é uma mobilização conjunta de instituições como a unesco, o consed, a undime e dos ministérios da educação e da secretaria especial de políticas de promoção de igualdade racial.Apesar de ser um documento escrito em 2004, este plano é absolutamente atual, tenho certeza que muitos educadores ainda o desconhecem , mas creio que este documento pode contribuir para o trabalho de ensino de africa e cultura afrobrasileira  nas escolas, na verdade ele deveria nortear esta temática em sala de aula, esta seria sua função inicial. Vale a pena dar uma olhada no texto que está no http://www.portaldaigualdade.gov.br/.arquivos/leiafrica.pdf 

3 comentários:

  1. Tem que ser lido por todos(as)aqueles(as)que se
    interessam pelo assunto,e buscam objetivos pelos
    quais prevaleçam o combate ao racismo,xenofobia,
    discriminação e todas as formas de preconceito.
    Fazendo com que haja mais respeito e dignidade para com o coletivo.De antemão envio o endereço mais que necessário,onde se encontra a Coleção História Geral da África.

    http://www.unesco.org/pt/brasilia/dynamic-content-single-view/news/general_history_of_africa_collection_in_portuguese/back/9669/cHash/d6c86ae49c/

    Um abraço e até breve

    ResponderExcluir
  2. Peço minhas desculpas por ter visto que o seu blog
    esta bem nutrido de assuntos pertinentes a educa
    ção,e principalmente de conteúdos relativos a historia da áfrica.Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Oi "la no fundo", sobre a coleção de historia da africa da unesco postei um comentario e o site onde se pode acessar a coleção, quero colocar a coleção disponível aqui no meu blog, tenho que ver se posso. Eu tento pesquisar, na verdade são temas do meu interesse que publico aqui, espero contribuir na sala de aula com os alunos.Obrigado!

    ResponderExcluir