domingo, 1 de agosto de 2010

Atividades afirmativas

Sugestão de atividades

Lucimar Rosa Dias, especialista em Educação e relações raciais, doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo e membro da Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-Brasileiros, do Ministério da Educação, e Waldete Tristão Farias Oliveira, coordenadora pedagógica do Centro de Educação Infantil Jardim Panamericano e formadora de professores, sugerem as seguintes atividades para promover ações afirmativas e combater o preconceito e a discriminação em sala de aula.

RODAS DE CONVERSA

Reunir os pequenos em uma roda abre espaço para conhecê-los melhor. Para entender as relações de preconceito e identidade, vale a pena apresentar revistas, jornais e livros para que as crianças se reconheçam (ou não) no material exposto. A roda é o lugar de propor projetos, discutir problemas e encontrar soluções. Também é o melhor espaço para debater os conflitos gerados por preconceitos quando eles ocorrerem. Nessa hora, não tema a conversa franca e o diálogo aberto.

CONTOS

A contação de histórias merece lugar de destaque na sala de aula. Ela é o veículo com o qual as crianças podem entrar em contato com um universo de lendas e mitos e enriquecer o repertório. Textos e imagens que valorizam o respeito às diferenças são sempre muito bem-vindos.

BONECOS NEGROS

As crianças criam laços com esses brinquedos e se reconhecem. É interessante associar esses bonecos ao cotidiano da escola e das próprias crianças, que podem se revezar para levá-los para casa. A presença de bonecos negros é sinal de que a escola reconhece a diversidade da sociedade brasileira. Caso não encontre bonecos industrializados, uma boa saída é confeccioná-los com a ajuda de familiares.

MÚSICA E ARTES PLÁSTICAS

A música desenvolve o senso crítico e prepara as crianças para outras atividades. Conhecer músicas em diferentes línguas, e de diferentes origens, é um bom caminho para estimular o respeito pelos diversos grupos humanos. E isso se aplica a todas as formas de Arte.

http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0199/aberto/mt_215028.shtm

O Baobá

O Baobá de África é conhecida como a árvore de cabeça para baixo, uma antiga árvore da vida, o baobá é capaz de armazenar a água vital para a sobrevivência dos nômades local.

Uma das antigas árvores da África, o baobá (Adansonia digitata) é sinônimo de planície Africano; predominante em toda a África, Adansonia digitata também podem ser encontradas na ilha de Madagascar, onde outras espécies de árvore baobá crescer. Uma espécie da árvore baobá, Adansonia gregorii, só pode ser encontrada no norte da Austrália.

Características da Árvore Baobab Africano

Adansonia digitata é mais conhecido por seu tronco largo, em que ele pode armazenar água vital para salvar vidas, o baobá Africano é deciduous e alguns estão a ser dito milhares de anos. Produz grandes flores aromáticas até 7 cm de largura, a árvore do baobá da África também produz frutas, que pende dos galhos da árvore. A fruta da árvore baobá Africano é particularmente atraente para os babuínos, daí o seu apelido de pão-árvore macaco.

Como as lojas Baobá Água

A árvore baobá Africano é conhecido como a árvore da vida, é capaz de armazenar de poupança de água da vida durante a época seca, que é vital para o local povo nômade que não pode ter qualquer outro meio de obtenção de água. Grandes árvores baobab se diz conter mais de 30 mil litros de água, para aceder a esta água, os bosquímanos do Kalahari usar peças ocas de grama (muito parecido com um canudo) para sugar a água para fora.

O uso da árvore Baobab da Alimentação

A árvore baobá Africano é uma fonte vital de nutrição para muitas tribos locais, a fruta da árvore baobá contém polpa e as sementes que são comidos. A polpa pode também ser misturado com água e transformado em uma bebida, as sementes da árvore baobá pode ser consumido puro ou misturado com milho. As sementes também podem ser comercializados para a extração do óleo ou comida em uma pasta, mudas e folhas jovens são consumidos como aspargos ou são usadas em saladas.

Viver no tronco de uma árvore Baobab

O tronco oco da árvore do baobá (tanto envelhecido naturalmente ou através da intervenção humana) é um lugar onde os povos indígenas têm de grãos armazenados, água ou animais. O tamanho de algumas árvores baobá é tão grande que os nativos têm utilizado o oco do tronco de árvore baobá para se viver.

FONTE:http://ethnobotany.suite101.com/article.cfm/the_baobab_tree_of_africa Acessado em